sábado, 18 de janeiro de 2014

A VARIG E A LUFTHANSA......Texto do Comissário de bordo aposentado da VARIG José Manuel. 18 de janeiro de 2014.

  a VARIG e a LUFTHANSA

O terminal  III de guarulhos será inaugurado com a chegada do Super Jumbo B-747-800, que também trará a seleção alemã para a copa.
Já na copa de 2010 a seleção alemã desembarcou em Joanesburgo a bordo de um A-380.

Vamos ver se dá para entender este enigma !
A nossa VARIG nasceu em 27 de maio de 1927
A Lufthansa deles nasceu em 6 de janeiro de 1926 ou seja quase na mesma época porém :

A Lufthansa foi recriada em 6 de janeiro de 1953 como "Aktiengesellschaft für Luftverkehrsbedarf", "Luftag", e foi renomeada em 6 de agosto de 1954 como "Deutsche Lufthansa Aktiengesellschaft". A "nova Lufthansa" de 1953 não é sucessora legal da Lufthansa fundada em 1926 que existiu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1° de abril de 1955 a Lufthansa retoma suas operações na Alemanha. As operações internacionais também foram retomadas no dia 15 de maio de 1955, com vôos para diversos locais da Europa, seguido pelo serviço para a cidade estadunidense de Nova Iorque em 8 junho de mesmo ano, usando aviões da Lockheed, do modelo Super Contellation. As rotas pelo o Oceano Atlântico foram retomadas em agosto de 1956.
Fonte  Hangar do Vinna

Segundo o artigo acima escrito, a " nova Lufthansa " de 1953 não é sucessora legal da Lufthansa fundada em 1926, que existiu durante a segunda guerra mundial. Entendi !
A Empresa voou de 1926 a 1939, portanto somente 13 anos, interrompeu as suas operações por causa de uma guerra que arrasou o seu país, retornando a voar em 1955 ou 16 anos após o seu desmantelamento à força aérea do terceiro Reich.
Em 59 anos,depois de somente 13 anos no ar e após duas guerras em seu país, hoje o grupo Lufthansa opera mais de 500 aeronaves em 146 países, empregando um total de 110 mil pessoas.

E a nossa VARIG ? será que nasceu no país errado ?
Porque de 1927 a 2010, ela esteve presente 83 anos no ar, sem guerras, sem interrupções, chegando a ser a quinta maior empresa do mundo , fazendo frente inclusive à Lufthansa.
O que será que aconteceu ? Por quê será que a de cá morreu e a de lá  vai desembarcar aqui proximamente com um avião de ultima geração depois de fragmentada ao longo de sua vida. Vamos lá ;
Em 1990, com a reunificação alemã e quarenta e cinco anos após o final da Segunda Guerra Mundial, a Lufthansa voltou a voar até Berlim. Entretanto, a empresa enfrentou uma grave crise financeira na década de 1990 à qual sobreviveu com um plano que passou pela privatização de grande parte do seu capital, pertencente ao Estado.
De 1992 à 1997, a Lufthansa passa por uma forte crise econômica, cada vez mais decaindo o seu programa de reabilitação das aeronaves. Detida pelo  Estado, a companhia foi sendo privatizada aos poucos. Seus serviços de manutenção e desempenho das aeronaves, o sistema de carga e de TI passaram por cisão das empresas, sendo empresas independentes.

Fonte Hangar do Vinna
Agora, começamos a entender melhor todo esse processo que mata uma e desenvolve a a outra.
A causa é o ESTADO !
Um gosta de trabalhar, proteger a sua industria,o seu povo, o seu orgulho, fortalecer e levar a sua bandeira cada vez mais longe.

O outro, destrói tudo o que havia de bom, quebra o que resiste, não protege o seu povo não gosta da sua bandeira e nunca soube o que significa a palavra orgulho.

Parece que a notícia da chegada do Jumbo  da Lufthansa será mais do que uma simples chegada em um novo terminal.

José Manuel - ex-tripulante da VARIG 32 anos de voo com muito orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário